Preparação

Matéria Fora do Lugar (MFL)

O que é MFL?

MFL é um acrônimo para “Matéria Fora do Lugar”, uma maneira conveniente de se referir a qualquer coisa que não seja originalmente da terra onde ocorre o evento. Então, tudo o que não é originalmente da natureza, não importa quão pequeno, é considerado MFL e deve ser removido como parte de nossos esforços para Não Deixe Rastros. O MFL também inclui água suja e as partículas contidas dentro dela.

Os problemas mais comuns de Rastros e MFL:

  1. Barras de vergalhão, estacas de barracas/tendas e âncoras de terra
    Não há nada tão bem martelado ou parafusado que não possa de romper. Com o movimento e dia após dia, as estacas podem sair do chão facilmente.
  2. Arte abandonada, acampamentos abandonados, coisas abandonadas
    Tire as suas coisas da praia!
  3. Água suja / Manejo da água
    Jogar a sua água suja na terra é nojento para o meio ambiente e pode te gerar uma multa bem dada pelos fiscais de limpeza.
  4. Mato
    Você irá encontrar muito mato: terra, árvores, plantas, água e areia. São coisas preciosas na natureza que devem ficar onde estão. Por onde você passar, não arranque nada e evite acumular “mato” onde não deveria estar. Com o tempo, as pessoas podem tropeçar e isso pode acabar com a noite / dia de alguém durante o evento.
  5. Detritos de Fogos de Artifício
    Fogos de artifício serão proibidos na cidade. Infelizmente, sempre tem gente que solta escondido. E até esses que fazem errado, geralmente, são os que não limpam a sujeira deixada pelos fogos. Portanto, se você ver, denuncie para a organização no acampamento central.
  6. Detritos de carpete
    Tapetes, cobertores e lonas velhas que ficam esfarrapadas acabam se soltando em pedaços, deixando para trás detritos minúsculos de MFL em grandes áreas.
  7. Pano, fibra e detritos de corda
    Fragmentos de roupas rasgadas, figurinos, jóias e outros materiais fibrosos que podem cair no chão.
  8. Detritos de Metal
    Pregos, parafusos, roscas, tampas de garrafa de cerveja, etc. Não há nada na praia que não é fixado com metal. Se você está construindo algo com madeira ou de soldagem, uma varredura dos metálicos será necessária. Existe um rodo magnético (geralmente para oficinas) que você pode encontrar na internet. Ele fará maravilhas para catar o metal rapidamente e com facilidade do chão.
  9. Bitucas de cigarro
    Não jogue bitucas no chão. Ele não é o seu cinzeiro.
  10. Detritos de vidro
    Garrafas de vidro quebrado, copos, etc.
  11. Detritos de plástico
    Tampinhas de garrafa, embalagens, sacolinhas, zip lock, fita adesiva, fita de precaução, etc. O plástico é o MFL no ar devido às condições de vento e descuido. Gerencie seus materiais plásticos, mantenha-os seguros e recicle. Dica: Corte o topo de uma jarra de água de 1 litro e você possui uma excelente balde pra juntar MFL.
  12. Pedaços de madeira
    Farpas, paletas, estilhas, serradura, caixas, papelão, quadros, etc. Embora muitas vezes se considerem “orgânicos”, a madeira simplesmente não é encontrada naturalmente na praia, e é aqui onde devemos deixar claro – é MFL. O impacto da madeira é consistentemente o mais alto de todos os vestígios e deve ser eliminado. Nós pedimos simplesmente que você gerencie sua madeira. Coloque uma lona no chão para as suas zonas de trabalho, pilhas de madeira e seus detritos.
  13. Plantas
    Plantas, palmeiras, galhos, folhas de palmeiras, etc. Árvores, plantas e folhas morrem, quebram e destroem, criando uma enorme bagunça de MFL de tamanho micro espalhado em uma ampla área. Você pode causar um desastre por deixá-los fora do lugar.
  14. Glitter
    O
    glitter comum é feito de microplásticos e que eles causam um impacto terrível ao meio ambiente e à vida marinha. Lembre-se: se for usar gliter, que seja biodegradável!

Ferramentas de restauração da Praia

Não deixar rastros é uma arte que exige o exemplo de todo mundo. Segue aqui uma combinação de ferramentas que podem ajudar a restaurar qualquer área impactada de volta à sua beleza natural:

  1. Varredor de ímã
    Se você está trabalhando com o metal no evento, você pode facilitar a vida usando uma varredor magnético! Tudo o que você precisa fazer é rolar o varredor sobre sua área de trabalho, ouvir como o íman puxa o metal solto fora do chão e depois descartar o metal no lixo, usando a alavanca de liberação inteligente. Simples.
  2. Ancinho
    Os ancinhos ajudam a coletar todo detrito que o seu acampamento ou área de trabalho pode produzir. Ele serve para limpar área com grama, terra e também na areia, dependendo de onde será o seu local de trabalho.
  3. Vassourão
    Aquele monte de detrito que fica no local que costumava ser o seu acampamento… sim, pode ter sobrado alguma coisa ali. O monte de detrito pode aumentar e causar um grande problema de MFL. Tenha um vassourão no seu acampamento!
  4. Pás
    Aconteceu um desastre, precisa preencher um buraco ou aplainar uma duna? Use uma pá. Não deixe rastros.
  5. Alicates
    Ok, então você foi um pouco excessivo com o vergalhão de ferro e agora não consegue tirar do chão. Pegue um alicate e aperte em torno do vergalhão, depois tente girar, de uma lado para o outro, puxando vagarosamente e subindo (com as pernas, não com a coluna).