Preparação

Guia para Arte de Fogo

Photo by Ricardo Gomez Angel on Unsplash

A arte do fogo é parte essencial do evento, e para continuar criando arte com fogo, precisamos fazê-la com segurança. Se você está incorporando fogo em sua instalação de arte, acampamento temático, veículo mutante ou performance, é essencial que você não prejudique outros ou a praia. Esta seção contém informações importantes sobre como criar  arte em fogo de forma segura para exibi-la na praia.

Agradecemos por reservar este tempo para ler estas informações por completo, e por querer criar arte de fogo para o Tropical Burn. Agora … vamos queimar algumas coisas!

Processo de aprovação para arte de fogo
O Tropical Burn abraça o uso do fogo como uma forma de arte de maneiras que nenhum outro evento já teve, e nós temos tanto orgulho em nosso registro de segurança quanto  a nossa capacidade de queimar. É responsabilidade de todos os artistas ajudar o Tropical Burn a manter este registro de segurança, garantindo que todos possamos usar o fogo nas formas que tornam o nosso evento único.

Antes de considerar a criação de arte que utilize fogo, você deve levar em consideração tanto as diretrizes de segurança contra incêndio apresentadas nestas páginas quanto o processo de aprovação do seu projeto que precisará se inscrever para ser autorizado a queimar no Tropical Burn. Este processo de aprovação em etapas múltiplas não é destinado a atrapalhar os artistas, mas sim a garantir que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos.

Planejamento Pré-Playa
Leia e compreenda as diretrizes de segurança.

Seu processo de planejamento começa com a leitura e compreensão de todas e quaisquer diretrizes de segurança nesta seção do site que pertencem ao tipo específico de arte que você tem em mente. Essas diretrizes foram compiladas pela Burning Man’s Fire Art Safety Team (FAST) para ajudá-lo a criar e exibir arte contra fogo de forma segura. Embora essas diretrizes sejam extensas, é fundamental que você compreenda e siga completamente tudo o que se aplica ao seu projeto.

Se você é novo em tudo isso, ler todas as diretrizes aqui não seria uma má idéia: elas podem lhe dar algumas idéias que você não teria tido de outra forma!

Se você tiver dúvidas depois de ler as diretrizes, envie por e-mail para nós:

Email de contato: arte@tropicalburn.org

Um membro da equipe de voluntários do Time de Arte ou a Equipe de Segurança de Arte de Fogo ficará feliz em orientá-lo.

Designar funções-chave do projeto
Trazendo qualquer projeto de arte ao Burning Man geralmente requer muitas mãos, e projetos de arte de fogo, mesmo pequenos, não são exceção. Para garantir que seu projeto seja bem-sucedido, seguro para todos os envolvidos e que deixe a praia em condições impecáveis ​​depois que ele se foi, você precisará nomear indivíduos experientes e capazes de preencher alguns papéis principais. Você, o Artista, juntamente com as pessoas que preenchem esses papéis, compõem sua equipe de projeto.

A lista completa de papéis necessários no seu projeto dependerá dos tipos de incêndio que incorpora, mas todo projeto de arte de fogo precisa de uma ligação de segurança contra incêndio, e cada projeto (seja ele que usa fogo ou não) precisa de uma diretriz para não deixar rastros.

Além disso, você precisará:

– um responsável pelo fogo, se o seu projeto incluir fogo aberto de grande escala
– um responsável de pirotecnia se seu projeto incluir pirotecnia
– um cabo de perímetro, se o seu projeto incluir pirotecnia ou explosão de fogos de artifício
Todos esses papéis, e as características ideais das pessoas que você designa para eles, são descritos em maior detalhe aqui. Quando a equipe estiver pronta para preencher esses papéis, tenha em mente que cada papel é importante e exigirá toda a atenção da pessoa escolhida para preenchê-lo.

Desenvolver Planos e Documentação
Uma vez que você tenha sua equipe de projeto, o planejamento da arte real pode começar. Qualquer projeto significativo de arte no Tropical Burn requer um grande planejamento, mas projetos de arte de fogo exigem mais do que a maioria. Seus planos não só devem cobrir como a obra de arte será construída, mas também como a segurança da tripulação e dos participantes será gerenciada em todas as fases (construção, exibição, queima ou desmontagem e limpeza) e como sua equipe responderá quando as coisas acontecerem errado.

Porque a segurança é uma preocupação importante, você definitivamente precisará de mais do que expressões verbais de suas idéias criativas e alguns esboços conceituais. Você precisará documentar seus planos detalhadamente, usando palavras escritas e imagens, para que todos os que precisam entender seus planos possam fazê-lo sem que você esteja disponível para explicá-los. Isso não é apenas para a O time de Segurança da arte, que precisa rever e aprovar seus planos, mas também para todas as pessoas que trabalham em seu projeto que precisam entender seus papéis e como executá-los.

A documentação que você precisará criar inclui, algumas ou todas as seguintes:

Cenário – descreve o “que” e o “como” do seu projeto*
1.Linha do tempo (para queimadas de fogo aberto do Nível 1) – isto estabelece o “quando” e “quanto tempo” dura sua queima de fogo aberto
2.Diagramas e Esquemas – estes incluem diagramas técnicos de efeitos de chama ou outros efeitos especiais, e planos de layout de sua instalação de arte e o acampamento base do seu projeto
3.Listas de produtos e materiais pirotécnicos (para projetos envolvendo pirotecnia)
Plano de Segurança – como você assegurará a segurança da equipe e dos participantes
4.Plano de resposta de emergência – como sua equipe responderá quando as coisas derem errado, apesar do seu plano de segurança
5.Plano de rastreamento – como você irá garantir que nenhum vestígio de sua equipe ou sua arte final permaneça após o evento Burning Man
Consulte as seguintes páginas para a documentação específica necessária para cada classificação de queima:

Documentação necessária para projetos Open Fire*
Documentação necessária para projetos de pirotecnia*
Documentação necessária para projetos de Flame Effects*

Registo e revisão pré-Playa
Quando a maior parte da sua documentação estiver pronta, é hora de registrar sua instalação de arte, veículo mutante ou acampamento temático, preenchendo um formulário de participação do Tropical Burn.

Cada formulário de participação permite que você especifique se seu projeto usará fogo (e para instalações de arte na praia, quais tipos de incêndio). Responder afirmativamente a estas questões abre as seções do formulário onde você será convidado a aceitar cumprir todas as diretrizes relevantes de segurança contra incêndio e, em seguida, enviar sua documentação.

Entendemos que você pode não ter todos os detalhes de seus planos elaborados no momento em que você envia seu formulário de participação e que os planos podem mudar devido a considerações financeiras ou outras. Mas nós pedimos que os planos que você envie através do formulário de participação apresentam sua melhor idéia de como seu projeto funcionará, tão completamente quanto você pode gerenciar, antes do prazo de entrega.

Após o envio do formulário de participação, sua documentação será revisada pelo time de Arte e Fogo. Podemos entrar em contato com o seu contato principal se tivermos dúvidas ou precisar de esclarecimentos sobre seus planos ou precisar de fazer alterações.

Você terá a oportunidade (e obrigação!) de fornecer atualizações à medida que seus planos se consolidarem ou mudarem. Em qualquer caso, precisamos da versão completa e finalizada de todos os seus planos na última semana de trabalho completo em novembro.

Nota: Se o seu projeto envolver o fogo aberto do Nível 1, você deve planejar que sua equipe de projeto inteira participe em pelo menos uma reunião de gravação de meia hora (chamada de conferência) agendada com o time de Arte do Tropical Burn com o time do seu projeto.

Os requisitos de segurança e logística dos projetos nivel 1, tornam-nos alguns dos mais complexos do Tropical Burn. É imprecindível que seus planos estejam completos, entendidos por todos os membros de sua equipe, e aprovados pelos bombeiros, antes de começar a empacotar para a praia. Dependendo da qualidade dos planos iniciais que você envia com o formulário de Instalação de arte, podem ser necessários muitos outros dias ou semanas de interações com o time de Arte do Tropical Burn (além da reunião de queima de meia hora) para garantir que seus planos resultarão em um queima segura e bem-sucedida. Por favor, note que, se seus planos estão incompletos ou não atendem aos critérios de segurança, seu projeto não poderá queimar.

Independentemente do tipo de projeto, o seu responsável pela segurança deve acompanhar de perto o email para comunicações e consultas importantes dos bombeiros e fornecer atualizações de informações conforme necessário.

Homologações na praia
Uma vez que você chegar na Praia, o restante do processo de aprovação que você seguirá depende do tipo de projeto que você está trazendo:

Instalações de fogo aberto e / ou pirotecnia
Vá para o credenciamento de arte fazer o check-in

Se a sua arte for do Nível Três, você simplesmente precisa ter uma breve conversa com o time de segurança para garantir que você entenda “regras de queimada” apropriadaa para esses tipos de obras de arte. Depois disso, você pode configurar e aproveitar sua arte. Não é necessário laminado de queimadura para obras de arte desse tipo.

Se a sua obra de arte é Nível 2 aberto, o que você precisa fazer em seguida depende da escala de sua arte e de como manipulam o seu fogo. A maioria dos projetos de Nível 2 só precisam ter uma conversa curta com o time de segurança sobre “regras de queima” adequada e não precisam de laminados para queima.

As obras de arte ou obras de arte de maior escala que podem criar quantidades significativas de MFL (Material Fora do Lugar) quando queimam precisam ser inspecionadas e você pode precisar de um laminado de queima antes de poder acender. Neste caso, o processo será semelhante ao processo para uma instalação de efeito de chama (veja abaixo).

Se o seu projeto for o fogo de nível 1, depois de efetuar o check-in no acampamento central, seu próximo passo é preparar seu escudo de queima para inspeção. Isso significa espalhar uma camada de granito em decomposição ou uma plataforma alternativa de proteção contra queimas.

Quando seu escudo de queima estiver pronto, visite o time de segurança para agendar uma inspeção, dando uma “janela de tempo” quando o artista e o líder de segurança do seu time estarão no local e prontos para se encontrar com um inspetor.

O inspetor rápido examina o escudo de queima e pode pedir mudanças. Se forem necessárias alterações, você precisará agendar outra inspeção. Quando o escudo de queima foi aprovado, a obra de arte pode ser construída em cima dele.

Seu responsável pela segurança contra fogo mantém contato diário com o time de segurança do evento, para se manter informado de quaisquer ajustes de programação ou outros avisos. Seu tempo de queima deve ser confirmado no acampamento central da Praia. O time de organização das queimadas tentará alocar o seu horário de queima preferido, mas sem nenhuma garantia.

Se você estiver usando pirotecnia, um inspetor fará acordos com seuresponsável pela segurança contra fogo para revisar sua colocação.
No dia da sua queimadura, defina seu perímetro em tempo suficiente para fazer todos os preparativos necessários.
Pelo menos uma hora antes do seu tempo de queima programado, um membro do time de segurança do evento, designado como o Líder do time de arte, que supervisiona as queimas, chegará à sua instalação para se encontrar e coordenar com a Equipe do Projeto (Artista e todos os responsáveis). Quando todas as condições para queimar a obra de arte e / ou a explosão de fogos de artifício foram atendidas, o Time de Segurança do evento lida com os laminados necessários para que a queima / explosão possa prosseguir.

Efeito de fogo (Instalação ou Acampamento Temático)
1. Vá para o acampamento central e faça check-in com o time de arte e segurança. Certifique-se de dizer ao voluntário do time de segurança que você possui uma instalação na praia ou um efeito de chama no seu acampamento.
2. Configure seu efeito de chama, preparando-o para ser inspecionado.
3. Visite o acampamento central para agendar uma inspeção do seu efeito de chama, dando uma “janela de tempo” quando o Artista e responsável pelo fogo do seu time estiverem na instalação eprontos para se encontrar com um inspetor.
4. Um inspetor irá inspecionar a obra de arte. O contato do artista e da segurança contra incêndio deve estar presente na inspeção. Dependendo do resultado da inspeção, o inspetor pode solicitar modificações ou trabalhos adicionais a serem feitos. Neste caso, você precisará agendar outra inspeção quando estiver pronto.
5. Uma vez que o efeito da chama passa na inspeção, o inspetor emite uma licença (laminado), significando que o efeito da chama pode ser operado. O laminado deve ser usado por um operador de efeitos de chamas designado, que é responsável pela operação segura dos efeitos.

Veículo mutante com fogo
Prepare seu veículo mutante e seus efeitos de chama para inspeção.
Traga o veículo para o Detrany para inspeção de todos os sistemas, incluindo seus efeitos de chama. O Operador de segurança contra incêndio e o operador de efeitos de chama deve estar presente nesta inspeção. Pelo menos dois inspetores do time de segurança estão de serviço na estação de inspeção do Detrany durante as horas de inspeção. Depois que o efeito da chama passa a inspeção, o inspetor de Arte emite uma licença (adesivo laminado), significando que o efeito da chama pode ser operado. O laminado deve ser usado por um operador de efeitos de chamas designado, que é responsável pela operação segura dos efeitos.

Isso foi incrível! (Agora é hora de limpar)
Uma vez que você queimou ou desmantelou sua arte, seu plano de “Leave No Trace“ incia. Limpar completamente o local de sua instalação, isso é essencial para a continuação do nosso evento, e é sua responsabilidade como artista. Isso inclui a remoção de todos os detritos do granito em decomposição, se você o usou e removendo todos os itens enterrados sob a superfície da praia.

Uma vez que o local foi limpo, volte ao acampamento central para providenciar uma inspeção pelos voluntários do time de fogo e de suporte de arte. O líder do projeto / artista e responsável por naão deixar rastros devem estar presente nesta inspeção. Somente após esta revisão final do seu local, você será considerado checado e pronto para partir.

Uma última coisa
Para que possamos sempre melhorar, precisamos ouvir sobre você sobre suas experiências com a queima. Os artistas serão obrigados a escrever um breve evento de relatório após descrever o que funcionou e o que não aconteceu. Este relatório é obrigatório.

Dúvidas?
arte@tropicalburn.org

Traduzido e adaptado por Romina Lindemann
https://burningman.org/event/art-performance/fire-art-guidelines/approval-process-for-fire-art/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *